31 de mar. de 2010

CEPLAC e Prefeitura lançam Programa de Capacitação Profissional dentro do Projeto Bolsa Renda Familiar


Evaldo Batista
Agente de Educação Ambiental
Espaço de Convivência Holística da Ceplac

O projeto "Bolsa Renda Municipal" foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Itabuna em parceira com a Ceplac. Paralelo ao projeto foi desenvolvido também o Programa de Capacitação Profissional que na realidade é um projeto inédito no Brasil, em se tratando de uma relação inter-institucional envolvendo um órgão público federal do Ministério da Agricultura que é a Ceplac, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabuna.
O objetivo maior do projeto é capacitar os beneficiários do Bolsa Renda, para que este indivíduo não só receba o valor monetário que a prefeitura repassa, mas também que ele tenha a oportunidade de, através dos cursos e oficinas oferecidos pela Ceplac, ele possa aprender um ofício que venha gerar emprego e renda para este beneficiário e sua família.
Segundo Evaldo, a Ceplac está cada vez mais voltada para as ações sociais e projetos de responsabilidades social. A política agrícola voltada para o agricutor continua sendo uma meta, mas não impede que projetos outros venham ser implantados visando um bem comum de uma região.
A partir da primeira semana de abril as pessoas cadastradas, já começam as primeiras oficinas de apicultura, compostagem, de modelagem em argila, doces caseiros, e de informática básica.
A prefeitura Municipal de Itabuna se encarregou do cadastramento nos diversos bairros da cidade, e apartir daí foi feito uma seleção de um membro de cada família para participar das oficinas. O Bolsa Renda Municipal tem um valor em média de R$ 50,00 por família.
As pessoas que já estão cadastradas no Bolsa Família não podem receber os recursos do município, mas contudo, podem participar do programa de capacitação, mediante prévia seleção.
Fonte: www.jubiaba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário