6 de abr. de 2010

Jaleco Branco: PGE recomenda demissão de procurador do Estado

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) recomendou que o governador Jaques Wagner demita o procurador do Estado Francisco Emmanuel da Silva Borges. A resolução será publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (7). O procurador é acusado de envolvimento em fraudes de licitação pública, segundo investigação da Polícia Federal de 2007, conhecida como 'Operação Jaleco Branco'.

Outras 27 pessoas foram acusadas de, com o procurador, participar de uma organização criminosa que lucrava através de fraude em licitações. Segundo a investigação, eles agiam na Bahia há quase 20 anos - entre os participantes estariam empresários, lobistas e servidores públicos.

Um Processo Administrativo Disciplinar foi instaurado pelo PGE e a conclusão das investigações considera 'irrefutáveis as provas que comprovaram a participação do mesmo no esquema', segundo a assessoria do governo do estado.

Operação Jaleco Branco
Segundo a Polícia Federal, a quadrilha agia para fraudar licitações em prol de empresas de sua propriedade, impedia novas licitações para continuar prestando os serviços e recebendo por eles. Eles também conseguiam que suas empresas prestassem serviços públicos através de contratos emergenciais.

As licitações realizadas pelo Estado para prestação de serviços de limpeza, conservação, vigilância armada e desarmada e portaria sempre eram precedidas por negociações em que os membros da quadrilha decidiam quem entraria e quem elvaria a concorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário