23 de mar. de 2018

Avant premiere do curta “Itabuna, por quê?” é exibido em homenagem ao Dia Mundial da Água





O elevado nível de poluição enfrentado pelo rio Cachoeira, em Itabuna, no sul da Bahia, e a indiferença da população local em relação a esse grave crime ambiental são expostos de forma objetiva e contundente em “Itabuna, por quê? – O clamor do Cachoeira, um rio que agoniza”. O curta-metragem foi produzido neste mês de maio pelo jornalista Ederivaldo Benedito, o estudante de Jornalismo Antônio Carlos Júnior e a atriz Eva Lima.
           O curta “Itabuna, por quê?” é uma produção independente de quatro minutos e quinze segundos. Nele, o Cachoeira moribundo ganha vida e forma humana, é personificado por Eva Lima. A interpretação da atriz, com voz embargada e respiração ofegante, nos faz lembrar o cenário de uma UTI. Com lentos batimentos, o rio agoniza. Entre a vida e a morte, ele lança o seu clamor, sob o olhar indiferente da população itabunense.
         O roteiro tem uma forte carga poética e melancólica. Elaborado a partir de fragmentos de poemas sobre o Cachoeira – considerado um dos rios mais poluídos do Brasil – de Valdelice Pinheiro, Cyro de Matos e Ederivaldo Benedito, é um retrato cruel vivido pelo rio que corta a principal cidade do sul da Bahia. Mostra o descaso do itabunense que, além de se mata todos os dias, matou também seu principal curso d’água.
         Para comemorar o Dia Mundial da Água, a Associação Cultural Amigos do Teatro-ACATE , promoveu um encontro na noite de ontem (22/03) no Teatro Zélia Lessa entre artistas  e representantes do poder público. O jornalista Ederivaldo Benedito da ONG ACARI foi um dos articuladores ao lado da presidente da ACATE Eva Lima.
         Foram convidados especialmente o presidente da EMASA Jader Guedes que veio acompanhado do seu staff,  Zem Costa um grande defensor das causas da água, o diretor de turismo do município Ari Rodrigues e o diretor de teatro Marco Nô. Logo após a exibição da avant premiere do curta metragem “Itabuna, por quê?”. e das falas do presidente da EMASA, do jornalista Ederivaldo Benedito e as considerações finais de Eva Lima, foi servido um coquetel para brindar o tão harmonioso encontro.

Fotos: Cleiton Santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário