31 de mar. de 2010

Lançamento do Projeto "Itabuna, olhares de um século"












Ontem dia 30 de Março, A comissão institucional do Centenário da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e do Projeto Itabuna: Olhares de um Século apresentaram a proposta de atividades desenvolvidas para o período dos festejos.
Numa cerimônia concorrida com diversas autoridades presentes e ou representadas, o ginásio de esportes da AFI ficou lotado.
Sob a coordenação das professoras Railda Prudente e Zélia Possidônio, alunos dos cursos de teatro e dança encantaram a noite com performances.
A primeira mesa foi composta pelo Prefeito, Vice-prefeito, Secretário de Educação, Representante da UESC e da Ceplac, antre outras aoturidades.
Os projetos idealizados para comemorar o centenário de Itabuna serão coordenados pela Comissão criada por designação do reitor Antonio Joaquim Bastos da Silva e presidida pela professora doutora Janete Ruiz de Macedo, diretora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH). Dentre eles, o Projeto “Itabuna: Olhares de um Século”, a ser realizado através de parceria inédita com o Colégio Ação Fraternal de Itabuna (AFI), a partir de iniciativa do professor de História, Cláudio Zumaeta.

“Itabuna: Olhares de um Século” vai promover pesquisas com os alunos destinadas à preservação, registro e ampliação da História da cidade, através dos “olhares” (dos sentimentos e afetividades). Pretende-se que os alunos fotografem o patrimônio cultural da Cidade, inserindo-se naqueles registros que comporão a história dos próximos anos do Município, com o objetivo de confeccionar um livro-postal com imagens e textos realizados pelos discentes. O Projeto se divide em quatro eixos temáticos Cultura, Sociedade, Economia e Cotidiano, havendo ainda espaço para contribuições da comunidade e, especialmente, dos olégios públicos e particulares.

De maneira geral, o Projeto “Itabuna: Olhares de um Século” se incorporou a outros que serão coordenados pela UESC ao longo deste ano. A preocupação maior das ações empreendidas para o Centenário é possibilitar um grande fluxo de informações referentes à emancipação de Itabuna, de maneira pedagógica e multidisciplinar, integrando toda a comunidade nos eventos comemorativos pela data, evidenciando a educação cidadã. A UESC propõe também a criação de um banco de dados permanente (Blog do Centenário), que concentre todas as ações comemorativas do evento.

O Projeto “Itabuna: Olhares de um Século” incorpora-se à outras ações previstas pela UESC, como por exemplo: lançamento do livro Jequitibá de Tabocas; exposição do Cinquentenário; aulas itinerantes para todas as escolas que solicitarem à Universidade; seminários sobre a historiografia de Itabuna; vídeo “Perambulando na História”; projeto Praça na Praça; Leitura vai à Praça; o Calendário do Centenário; MiniCiclos de Estudos Itabunenses; a Cidade em Cartaz e. a produção de artigos científicos, e Contos e Vídeos (Ensino Médio) a serem coordenados pelo professor mestre Charles Nascimento de Sá.

A iniciativa da UESC, em parceria com o Colégio AFI, estende-se a toda comunidade e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através dos secretários municipais de Comunicação e Articulação Estratrégica, Wlamir Rosário; de Educação, professor Gustavo Lisboa, e de Indústria e Comércio, Carlos Leahy, além do apoio da CEPLAC, representada pelo Superintendente Regional, Antonio Zózimo.
Fonte: Imprensa da UESC

Um comentário:

  1. O projeto Itabuna: Olhares de um século, foi exibido com êxito na quadra de esportes do AFI, e eu como estagiária da CEPLAC e como estudante de comunicação não apenas aprovo como desejo contribuir com o desenvolvimento e com a realização dos festivos no meu município.
    Itabuna merece um novo caminho, ou um caminho menos arduo e que toda essa expectativa voltada para o centenpario possa ser contemplada e aplausiva na comemoração .Parabéns Itabuna e Parabéns ao Ari Rodrigues pelas informações postadas e pela sua participação.

    Priscila Martins
    Estudante de jornalismo

    PS: Obrigada pela minha foto ao lado do excelentissimo Prefeito de Itabuna.
    valeu

    ResponderExcluir