


Ver esse novo trabalho de Gilson Rodrigues é uma experiência estimulante. O artista contempla o conceito manhoso da fotografia, ao processar no computador a realidade das fotos de carrocerias de caminhões, criando pelo mecanismo da transformação digital a riqueza de formas estranhas, enfatizadas no jogo exato de luz e sombras, que se vê nessas plotagens.
O que atraiu G.R. para fazer as fotos foi a singeleza da pintura que viu nas carrocerias de dezenas de caminhões reunidos em seus pontos, quando descarregam os produtos das feira de S. Joaquim e Boca do Rio; em cidades como Conde, Esplanada e São Sebastião do Passé.
Pintura singela de artistas populares, que enfeitam as carrocerias por encomenda dos motoristas do nordeste brasileiro, revelando o orgulho e o carinho com que tratam suas máquinas.
O olhar treinado do pintor e cenógrafo o levou a brincar com a imutabilidade da fotografia, usando com sensibilidade os recursos do computador, para imprimir sobre a autenticidade de nossas raízes populares, uma estética delirante e original que se afina com o mundo da arte contemporânea.
As figuras vão surgindo da geometria das tábuas pintadas, das cargas e lonas, correntes e cordas, com características próprias. Acentuadas à luz ou disfarçadas nas sombras, a depender das cores e texturas, as amarrações tanto transformam algumas formas em insetos descomunais, como podem criar em torno de uma atmosfera medieval ou até sacra.
É um trabalho criativo e original que certamente desperta o interesse de quem o contempla.
MATILDE MATOS
Crítica de Arte da ABCA e AICA
O que atraiu G.R. para fazer as fotos foi a singeleza da pintura que viu nas carrocerias de dezenas de caminhões reunidos em seus pontos, quando descarregam os produtos das feira de S. Joaquim e Boca do Rio; em cidades como Conde, Esplanada e São Sebastião do Passé.
Pintura singela de artistas populares, que enfeitam as carrocerias por encomenda dos motoristas do nordeste brasileiro, revelando o orgulho e o carinho com que tratam suas máquinas.
O olhar treinado do pintor e cenógrafo o levou a brincar com a imutabilidade da fotografia, usando com sensibilidade os recursos do computador, para imprimir sobre a autenticidade de nossas raízes populares, uma estética delirante e original que se afina com o mundo da arte contemporânea.
As figuras vão surgindo da geometria das tábuas pintadas, das cargas e lonas, correntes e cordas, com características próprias. Acentuadas à luz ou disfarçadas nas sombras, a depender das cores e texturas, as amarrações tanto transformam algumas formas em insetos descomunais, como podem criar em torno de uma atmosfera medieval ou até sacra.
É um trabalho criativo e original que certamente desperta o interesse de quem o contempla.
MATILDE MATOS
Crítica de Arte da ABCA e AICA
Exposição de Artes "Carrocerias"
Artista: Gilson Rodrigues
Local: Centro de Cultura Adonias Filho em Itabuna-Ba
Data: de 1 a 31 de julho de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário