16 de nov. de 2009

40% dos dependentes de drogas em SP iniciaram vício entre 7 e 11 anos



Pesquisa com jovens dependentes de drogas do estado de São Paulo revelou que 40% começaram a usar as substâncias entre 7 e 11 anos. O estudo, realizado pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), órgão ligado à Secretaria da Saúde, foi realizado entre 2007 e 2009 com 112 jovens atendidos pela instituição.
O psicólogo Wagner Abril Souto, autor da pesquisa e coordenador do Programa de Adolescentes do centro, explica que a falta de interesse na escola, absenteísmo e comportamentos disfuncionais, como agressividade e isolamento, são “inerentes ao envolvimento” com drogas.
“Muitas vezes, os jovens em recuperação têm outras pessoas da família também em tratamento de combate à dependência”, afirma Souto, em nota da secretaria.
Do total de entrevistados, 57% afirmaram que a primeira droga a ser consumida foi o tabaco. A maconha aparece em segundo lugar, com 51%, seguida do álcool (38%), inalantes (18%), cocaína (17%) e crack (10%).
O Cratod oferece tratamento gratuito para dependentes de álcool, tabaco e outras drogas. O centro fica na Rua Prates, 165, Bom Retiro, região central de São Paulo.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário