17 de nov. de 2009

Operação 'Vidência' da PF prende 11 por fraude contra Previdência Social


A Polícia Federal de São Paulo deteve nesta terça-feira (17) 11 pessoas suspeitas de pertencer a uma organização criminosa que obtinha, indevidamente, benefícios de pensão por morte.
Segundo a PF, 90 policiais federais participam da "Operação Vidência" - nome dado em alusão às "mortes" previstas dos falsos beneficiários - deflagrada nas cidades de São Paulo (SP), São José dos Campos(SP), Rio de Janeiro (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Recife (PE), Salvador (BA) e Goiânia (GO).
De acordo com a PF, a organização criminosa atuava em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal e Goiás.

Benefício falso
Segundo informações da PF, a organização fabricava e utilizava documentos falsos, como certidões de casamento, RGs, atestados de óbitos, procurações, dentre outros, para obter indevidamente benefícios de pensão por morte junto à Previdência Social.
A organização usava os documentos falsos para criar “pessoas fictícias”, pagava duas ou três contribuições sociais em nome delas para torná-las beneficiárias da Previdência Social, e, logo em seguida, forjavam o seu falecimento.
O benefício de pensão por morte destinados aos falsos dependentes era sacado pelos integrantes da organização criminosa.
Ainda de acordo com a PF, a organização também contratava empréstimos consignados junto a instituições financeiras em nome dos beneficiários fictícios.
A estimativa da PF é de que, se a organização criminosa continuasse atuando, o prejuízo aos cofres da Previdência Social poderia atingir o montante de R$ 32 milhões.



Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário