12 de nov. de 2009

Semana Nacional da consciência negra tem atividades em Itabuna


O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.





Com o slogan "Consciência negra? Itabuna Tem!" a Tv Santa Cruz em parceria com a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania-FICC, está em fase de finalização dos vts institucionais que serão veiculados na próxima semana fazendo parte das comemorações da Semana Nacional da Consciência Negra.
Os atores Lucas Oliveira, Alba Cristina, Anny Pereira e Jorge Batista, interpretam poemas com temáticas específicas. Também farão parte dos vt's, os depoimentos de Ruy Póvoas (Professor e Babalorixá), Rubem de Jesus (Artesão) e Nonato Teles (Músico).
A produção ficou a cargo da Assessora de Marketing Cultural da FICC Eva Lima, que ressalta a importância desta parceria, parabenizando os profissionais Marcelo Santiago, Mayllin Aragão, Padre, e Erika Najar da Tv Santa Cruz envolvidas nesta produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário