1 de fev. de 2010

Cacau força preços dos ovos de Páscoa


Chocolate estará até 10% mais caro, mas indústria espera venda aquecida com produção até 40% maior

A Páscoa de 2010 vai ser entre 8% e 10% mais cara que a do ano passado, preveem fabricantes de chocolate. A alta, segundo indústrias do setor, é consequência do aumento do preço do cacau, que juntamente com a açúcar e o leite são as principais matérias-primas na produção do chocolate.
Em dezembro do passado, o cacau alcançou a maior cotação no mercado internacional dos últimos 32 anos, de 2.519 euros. Apesar do aumento do preço, as empresas também trabalham com previsão de elevação da produção de até 40%, de olho no aquecimento do mercado interno.
A Cacau Show vai processar, até a Páscoa, 1.700 toneladas de chocolates, 42% a mais que em igual período do ano passado. O aumento da produção demandou 2.400 empregados temporários em todo o país, que já estão em atividade.
A empresa não informou a previsão de aumento do faturamento nesta Páscoa, mas, no ano passado faturou R$ 272 milhões, 65% a mais que em 2008. Fundada em 1988, a empresa, com sede em São Paulo, é especializada em chocolates finos.
A Arcor trabalha com a previsão de aumento de até 15% nas vendas de ovos e outros chocolates até a Páscoa. E com a previsão de reajuste entre 5% e 8% nos preços. “O açúcar e o cacau subiram em 2009. Então, também tivemos que reajustar nossos preços”, afirmou o diretor da Arcor, Gabriel Porciani. O açúcar subiu 105,12% na Bolsa de Valores de Nova Iorque no ano passado, enquanto a alta acumulada do cacau foi de 24,58%.
Ao longo do ano de 2009, os preços dos chocolates subiu entre 3% e 5%, segundo os próprios fabricantes. Hoje, o mercado brasileiro é controlado pelas três maiores do setor, a Kraft, a Nestlé e a Garoto que, juntas, representam mais de 80% do faturamento total do setor.
Garoto e Nestlé, na verdade, são duas marcas, mas uma mesma empresa, uma vez que a multinacional suíça adquiriu a fábrica nacional em 2002. Desde o ano passado, a fábrica da Garoto em Vila Velha, no Espírito Santo, produz chocolates da Nestlé.
Até então, apenas produtos Garoto desenvolvidos após a aquisição, como o Talento Cream, haviam sido produzidos em unidades da Nestlé. Nos demais itens, as duas marcas mantinham produções separadas. Em 2009, a capacidade de produção Garoto aumentou 30%, para dar conta de fabricar, até a Páscoa, 60% dos ovos da marca Nestlé.
A Nestlé produziu 50 milhões de ovos para a Páscoa de 2009 e para a de 2010 planeja chegar a 60 milhões. “Estamos apostando que vamos vender mais em 2010, porque teremos agora mais estrutura para bancar essa operação nervosa que é a Páscoa. Produzimos o que equivale a 15% a 20% de nosso faturamento do ano para vender tudo em uma semana”, afirmou Ivan Zurita, presidente da Nestlé Brasil, por meio de nota.
Até o ano passado, a produção de ovos da Nestlé se concentrava na fábrica de Caçapava, interior de São Paulo. Só que a maior parte estava sob a responsabilidade de empresas terceirizadas. Os 40% que não serão produzidos no Espírito Santo vão continuar em Caçapava.
O faturamento da Garoto passou de R$ 520 para R$ 1,7 bilhão desde que a multinacional assumiu o controle da companhia. No primeiro semestre de 2009, a Nestlé teve crescimento de vendas de 7,2% no Brasil. O faturamento da Nestlé ao longo de 2009 ainda não foi revelado, mas deve ter ficado próximo de R$ 15 bilhões, ainda de acordo com a nota da empresa.

Rogério Wagner Mendes - Repórter

Fonte: www.hojeemdia.com.br

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