21 de abr. de 2010
Diretoria do Clube do Poeta é empossada em cerimônia no Grapiúna
Noite de gala para a poesia grapiúna. Tomou posse no dia 20 de abril, a nova diretoria do Clube do Poeta do Sul da Bahia, tendo como presidente Adeildo Marques que parte para o seu segundo mandato.
O clube do Poeta foi fundado em janeiro de 1991, e desde lá, seus sócios fundadores tentam colocar a instituição como de Ultilidade Pública Municipal, coisa que só agora conseguiram.
A Câmara Municipal de Itabuna aprovou por unanimidade dos vereadores presentes na casa, o projeto do vereador Roberto de Souza que torna finalmente o Clube do Poeta do Sul da Bahia como de Ultilidade Pública.
Val Cabral foi o mestre de cerimônia do evento. Foram convidados para compor a mesa as seguintes personalidades: o secretário Municipal de educação, representando o prefeito José Nilton Azevedo profº. Gustavo Lisboa, o jornalista Paulo Lima, o representante do GAC, Cleber Moreira, Clovisnaldo Argolo secretário do Clube do Poeta, o jornalista Joselito Reis, sócio fundador do Clube, o diretor da FTC-Itabuna, profº Cristiano Lôbo, o delegado de Itajuípe, Dr. Ananias Martins, o ex-delegado de Itabuna, Dr. Romilton Teles, e representando as mulheres, a presidente do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas da Bahia, Nilza Coutinho.
Para abrir as falas, o jornalista Paulo Lima, dotado de uma excelente oratória, fez uma viagem no tempo, desde a Grécia antiga, a recente Tabocas. Num discurso envolvente e emocionante, retratou a história do colega Joselito Reis nos áureos tempos do Jornal Diário de Itabuna.
Não menos emocionante, Clovisnaldo Argolo deixou a todos atentos, falando da poesia grapiúna que não é reconhecida como deveria ser. Fez referência a educação como meio de resgate dos jovens. Cobrou ações mais firmes das autoridades nas políticas públicas, enfatizando a educação como prioridade para salvar o que ainda não foi perdido com as drogas.
O secretário municipal de educação Gustavo Lisboa representando o prefeito, falou da importância do trabalho que o clube do poeta do Sul da Bahia vem desenvolvendo ao longo dos anos na região. Cobrou mais participação da diretoria nos projetos da secretaria, propondo uma parceria nas ações que dizem respeito a inserção da poesia, principalmente da poesia grapiúna nas escolas. Na oportunidade o secretário divulgou a inauguração de uma Creche que leva o nome do saudoso Gil Nunes Maia.
Vários poetas recitaram poesias de suas autorias, além da participação de músicos locais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário