20 de abr. de 2010

Grupo baiano apresenta espetáculo nas cidades de Itabuna e Camacan

O espetáculo teatral Os Javalis será encenado pela primeira vez no interior do estado, depois da estreia em Salvador, em 2008. A montagem do grupo Teatro NU ganha os palcos das cidades de Itabuna, nos dias 22 e 23 de abril, Camacan, dia 25.. As apresentações serão gratuitas. A estimativa é que mais de 2 mil pessoas assistam aos espetáculos. “Estamos com uma expectativa muito grande. Acreditamos no público e na versatilidade da peça”, diz o diretor da montagem, Gil Vicente. “Já tivemos experiências positivas com plateias essencialmente distintas - como num Festival de Teatro Brasileiro, em Fortaleza, e um grupo de jovens carentes no bairro de Engenho Velho da Federação. A arte se resolve no público”, conclui o dramaturgo.

Os Javalis é a segunda montagem do grupo Teatro NU, formado em 2006, sob a direção artística do dramaturgo Gil Vicente Tavares. Ao longo do espetáculo, o público vai acompanhar o diálogo travado entre dois personagens, Homem A e Homem B, que são interpretados pelos atores Carlos Betão e Marcelo Praddo. O enredo gira em torno da suposta invasão da cidade por javalis, que, num rastro de fúria e destruição, devoram os habitantes e aniquilam tudo ao redor. Diante da situação hipotética que sinaliza para o extermínio da raça humana – com exceção dos dois personagens que se escondem dos incógnitos invasores – Gil Vicente faz uma crítica à contínua expansão do consumo, à perda de referências e identidades do homem contemporâneo.

“Esta é uma peça que faz o público rir do início ao fim, mas que faz as pessoas pensarem. É uma grande metáfora política. A gente nunca sabe se os javalis existem”, comenta Gil Vicente. Com cenário e figurinos originais, Os Javalis volta à cena com as mesmas características que marcam a proposta do Teatro NU: cenário enxuto, com poucos elementos em cena; ênfase no textual e interpretação dos atores. O diretor defende uma “direção econômica”, com poucos efeitos especiais e pirotécnicos. “É um Teatro (NU) sem tudo o que é supérfluo e nocivo à cena”, explica. Encenada pela primeira vez na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador, Os Javalis é um espetáculo que contagia desde jovens a adultos.

O texto é inspirado livremente na peça Os Rinocerontes, de Eugène Ionesco, destacado autor da tendência e estética do Teatro do Absurdo. Escrito em 1998, a leitura dramática de Os Javalis já foi realizada duas vezes em Salvador, em Braga e Coimbra, Portugal, encenada em Roma, Itália, em 2006, e no Festival de Teatro Brasileiro, em Fortaleza, 2009. Sua primeira incursão no interior do estado foi viabilizada por meio do Edital de Apoio à Circulação de Espetáculos de Teatro no Estado da Bahia - Jurema Penna, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), que visa fomentar o acesso à cultura e estimular o intercâmbio de artistas e grupos de diversos territórios da Bahia.

Local: Centro de Cultura Adonias Filho

Horário: 20:00h

Nenhum comentário:

Postar um comentário