VI FESTIVAL MULTIARTE FIRMINO ROCHA
REGULAMENTO Nº 06/2011
REGULAMENTO Nº 06/2011
A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania - FICC, pelo presente Regulamento e através do Edital nº. 06/2011, torna público, para conhecimento dos interessados, que fará realizar no período de 07 a 23/07/2011, sendo 07/08/09 na área de Dança, 14/15/16 Teatro e 21/22/23 Música, o VI FESTIVAL MULTIARTE FIRMINO ROCHA - FMAFRO, instituído pela Lei Municipal nº. 1.839 de 27 de dezembro de 2001 e Resolução nº 15 de 15/02/05 do Conselho Deliberativo da FICC, estabelecendo as seguintes normas e procedimentos:
Artigo 1º: Do Festival
O presente Regulamento estabelece normas de participação, organização e realização do VI FMAFRO/2011 promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania - FICC.
Artigo 2º: Objetivos do VI FMAFRO:
I. Promover intercâmbio entre artistas baianos para troca de experiências e divulgação da produção cultural no Estado, de acordo com as áreas indicadas.
II. Proporcionar a descoberta de novos talentos no universo artístico baiano nas áreas de Teatro, Dança e Música.
Artigo 3º: Das áreas e modalidades:
Deverão concorrer os inscritos nas seguintes áreas em acordo com suas respectivas modalidades:
ÁREA 1: DANÇA
· Modalidade 1: Balé Clássico
· Modalidade 2: Moderno / Contemporâneo/ Jazz
· Modalidade 3: Popular (folclóricas, urbanas, de salão)
ÁREA 2: TEATRO
· Modalidade 1: Adulto – Comédia
· Modalidade 2: Adulto – Drama
ÁREA 3: MÚSICA
· Modalidade 1: Instrumental
· Modalidade 2: Solo (c/ acompanhamento para 01 instrumento)
· Modalidade 3: Banda
Artigo 4º: Da Inscrição:
· As inscrições terão início a partir do dia 16/05 a 15/06/2011 para todas as áreas.
· Poderão se inscrever todos os interessados nascidos ou residentes na Bahia, responsáveis por grupos ou participação solo a partir de 14 anos (sendo necessária autorização dos responsáveis quando o participante for menor). As inscrições são gratuitas e deverão ser protocoladas pelos concorrentes ou seus procuradores na sede da FICC (Praça Laura Conceição, 339, Centro, em Itabuna - Bahia, das 9:00 às 12:00h, de segunda à sexta-feira) ou enviadas pelos Correios. O formulário de inscrição (como ficha e regulamento) também estará disponível via Internet, através do site www.ficc.com.br.
4.1. Condições de participação:
· Os candidatos inscritos na modalidade “solo” (p/ área de música) só poderão apresentar propostas individuais, sendo permitido o acompanhamento musical de apenas um instrumento (executado pelo próprio concorrente ou músico acompanhante).
· Os candidatos inscritos nas modalidades que envolvem propostas de grupos (de dança ou teatro) poderão concorrer com composição de no mínimo 02 (duas) pessoas. Para a modalidade banda da área de música a composição de componentes e número de instrumentos é livre.
· Os responsáveis pelas inscrições de grupos (em dança, teatro e música) deverão estar cientes que seus componentes envolvidos nas apresentações deverão ter no mínimo 14 anos (sendo necessária autorização dos responsáveis quando o participante for menor).
· Será exigido o caráter inédito das propostas de Teatro e Dança em relação às edições anteriores do FMAFRO. Essa exigência não será considerada em relação a outros festivais.
· As propostas das apresentações musicais nas modalidades solo e banda deverão ser autorais (composição própria ou com parceiros). Não serão aceitas inscrições de músicas consagradas já veiculadas na grande mídia. Para a modalidade instrumental a escolha da execução é livre, para qualquer autoria clássica, erudita ou popular pois os candidatos serão julgados pelo desempenho como instrumentistas.
4.2. Especificações:
· Cada concorrente ou grupo poderá inscrever-se com um único trabalho em cada uma das modalidades de sua área.
· Os concorrentes da área de Teatro, deverão apresentar no ato de inscrição sua ficha devidamente preenchida com anexo do texto teatral e suas referências técnicas de elenco, direção, cenografia, figurino, etc. Na apresentação, o grupo não poderá mudar partes parciais do texto original inscrito podendo ser penalizado com a exclusão de sua participação no Festival. O grupo poderá anexar também DVD com vídeo de apresentação anterior do trabalho inscrito, caso não seja inédito.
· Os concorrentes da área de Dança deverão apresentar no ato de inscrição sua ficha devidamente preenchida com anexo do CD com a trilha musical da sua coreografia, além de referências técnicas que indiquem coreógrafo, elenco, figurino, cenografia, etc. O grupo poderá anexar também DVD com vídeo de apresentação anterior do trabalho inscrito, caso não seja inédito.
· Os concorrentes da área de Música nas modalidades banda e solo que concorrerão com música autoral deverão apresentar no ato de inscrição sua ficha devidamente preenchida com anexo de 03 cópias da letra. Para a modalidade instrumental o concorrente deverá apresentar além da ficha de inscrição apenas a indicação da música e autor que irá executar bem como a relação dos instrumentos e instrumentistas que farão parte da apresentação.
· Os concorrentes de todas as áreas deverão apresentar mini-currículo (individual ou do grupo) com xerox de material publicitário (reportagens de jornais, folders, programas, etc) e de fotos
· Parágrafo único- Será obrigatório o nome completo de todos os integrantes na ficha de inscrição em todas as modalidades.
Artigo 5º: Da pré-seleção
· A divulgação e comunicação direta dos concorrentes pré-selecionados das áreas de Teatro, Dança e Música para o VI FMAFRO ocorrerá no dia 27/06/2011 através da imprensa, do site da FICC e comunicado via e-mails.
Artigo 6º: Da apresentação:
· As apresentações de todas as áreas e respectivas modalidades do VI FMAFRO ocorrerão no Teatro do Centro de Cultura Adonias Filho, situado à Praça José Almeida Alcântara (Jardim do Ó), s/n - Centro - Itabuna, Bahia.
· Todos os concorrentes selecionados para o VI FMAFRO serão avisados com antecedência da programação com as devidas datas e horários de suas apresentações.
· Os concorrentes de todas as modalidades deverão ficar atentos ao tempo determinado para organização, apresentação e troca de uma apresentação para outra, como se lê a seguir:
· A) Teatro: cada concorrente disponibilizará de até 10 minutos para montagem, mínimo de 40 minutos e máximo de 50 minutos para se apresentar e até 05 minutos para desmontar (deixando o palco livre para a peça seguinte).
· B) Dança: cada concorrente disponibilizará de até 05 minutos para se organizar, mínimo de 03 e máximo de 5 minutos para se apresentar e até 3 minutos para deixar o palco livre para a coreografia seguinte.
· C) Música: cada concorrente disponibilizará de até 7 minutos para se organizar, mínimo de 3 e máximo de 5 minutos para se apresentar e até 5 minutos para deixar o palco livre para a apresentação seguinte.
· D) . Os concorrentes das áreas de Teatro e Dança deverão evitar os cenários complexos, difíceis para serem montados e desmontados, em função do tempo curto estipulado para essas ações. Os cenários deverão ser práticos para uma rápida ação de troca nas apresentações.
· E) Os concorrentes das modalidades da área de Música terão obrigatoriedade de passar o som com o técnico da mesa de som no período da tarde do dia da sua apresentação em horários previamente divulgados pela Comissão Organizadora do Festival.
· F) Os concorrentes das modalidades de Teatro e Dança terão obrigatoriedade de utilização do palco para marcação de espaço no período da tarde do dia da sua apresentação em horários previamente divulgados pela Comissão Organizadora do Festival.
Artigo 7º: Do julgamento e dos resultados
· O julgamento dos trabalhos selecionados ocorrerá no decorrer das apresentações nos dias indicados para cada área com suas respectivas modalidades.
· Em caso de empate na classificação de alguma modalidade, a Comissão Julgadora de cada área deverá reunir-se para estabelecer critérios de desempate.
· Os resultados, premiações e entrega de troféus por destaques ocorrerão ao final das apresentações nos dias indicados por áreas na programação.
Artigo 8º: Da Premiação, Troféus e Certificados:
· Aos 1º e 2º colocados de cada modalidade se premiará com a quantia de R$ 1.000,00 (hum mil reais) e R$ 500,00 (quinhentos reais), respectivamente.
· Em cada uma das áreas especificadas serão oferecidos troféus por destaque, assim discriminados:
Área 1/ Teatro: (01) Melhor Ator; (02) Melhor Atriz; (03) Indicação especial por escolha livre da Comissão Julgadora para qualquer outro item que tenha julgado por merecido destaque (ex. direção, texto, cenografia, figurino, trilha sonora, etc).
Área 2/ Dança: (01) Melhor Dançarino; (02) Melhor Dançarina; (03) Indicação especial por escolha livre da Comissão Julgadora para qualquer outro item que tenha julgado por merecido destaque (ex. coreógrafo, trilha musical, figurino, cenografia, etc).
Área 3/ Música: (01) Melhor intérprete masculino (voz); (02) Melhor interprete feminino (voz); (02) Melhor instrumentista (dentre todos os músicos que executaram instrumentos musicais nas modalidades banda, solo e instrumental).
· Todos os inscritos, incluindo todos componentes dos grupos, terão direito a receber certificados de participação no Festival. Os certificados dos premiados terão referência à ordem de classificação e premiação.
Artigo 9º: Das Comissões Julgadoras:
· A escolha das Comissões Julgadoras é de responsabilidade da FICC.
· Cada Comissão Julgadora será constituída por 03 (três) membros de notório conhecimento artístico e técnico na sua área de atuação no Estado.
· As Comissões Julgadoras adotarão critérios artísticos e técnicos de avaliação por área.
Artigo 10º: Da Comissão Organizadora e Equipe de Apoio:
· A Comissão Organizadora, designada pelo Diretor-Presidente da FICC, será constituída por: Coordenação geral, 04 Assessores da FICC e 01 Coordenador de Produção.
· A Equipe de Apoio, designada pelo Diretor-Presidente da FICC, será constituída por: 01 apresentador; 01 técnico de iluminação; 02 técnicos de contra-regragem; 01 recepcionista; 04 apoios de camarim; 02 para serviços gerais.
Disposições finais:
1. A inscrição no VI Festival Multiarte Firmino Rocha pressupõe a aceitação e concordância com todos os termos do presente Regulamento.
2. Não haverá revisão do resultado das seleções efetivadas pelas Comissões. As decisões das Comissões Julgadoras são definitivas e irrecorríveis.
3. Não haverá disponibilidade para hospedagem e alimentação por parte do VI FMAFRO.
4. Os casos omissos neste Regulamento serão analisados pela Comissão Organizadora do Festival e resolvidos pela Presidência da FICC, não cabendo recurso.
Itabuna/Ba, 9 de maio de 2011.
CYRO DE MATTOS
Diretor-Presidente da FICC
l
Nenhum comentário:
Postar um comentário