3 de ago. de 2012

Palestra sobre gestão empreendedora leva mais de 70 pessoas a Sala Zélia Lessa

Com a finalidade de fomentar a geração de emprego e renda entre os alunos, através do empreendedorismo coletivo, a Escola Profissionalizante promoveu na segunda-feira (30) uma palestra com o tema “Economia Solidária” ministrada pelo professor Neorlei Carvalho, que atualmente coordena a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários. Foram apresentados o conceito e os princípios de Economia Solidária, que visa a gestão compartilhada de um empresa.

Para a vendedora autônoma Iraildes Moreira Silva que participa do curso de culinária da Escola Profissionalizante há três anos e já trabalha na área com encomendas de bolos e salgados é uma ótima oportunidade de se tornar dona do próprio negócio. “Tenho interesse em montar uma empresa para aumentar a venda de salgados e bolos, pois às vezes tenho que pegar empréstimos para pagar as dívidas ao invés de utilizar a renda com as encomendas”.
Já a vendedora autônoma Maria Assunção Carvalho, que faz curso de pintura há um ano já atua como empreendedora no ramo de cosméticos, mas pretende expandir seu trabalho com a venda de objetos produzidos com a arte da pintura. “Para isso, procuro sempre participar das palestras, que me oferece um conhecimento a mais, até mesmo para criar ideias para meu novo projeto”, declarou.
 
Importância
A Economia Solidária visa a geração de emprego e renda entre um grupo de pessoas com o mesmo interesse. Juntos, eles têm acesso ao material e poderão administrar, traçar estratégias de comercialização e, finalmente vender. Muito além do lucro, o estudante de administração Marcus Montargil, revela a Economia Solidária visa fortalecer a cooperação e a alta estima das pessoas.
Além de questões conceituais, Neorlei Carvalho destacou alternativas de como abrir um empreendimento solidário, e tratou do apoio oferecido pela incubadora, que auxilia na montagem do estatuto, na produção e organização dos empreendimentos. Os alunos foram ainda capacitados para formulação de projetos que visam a captação de recursos e apoio no âmbito municipal, estadual e federal, de modo que venha facilitar a montagem do próprio negócio.
De acordo com a diretora da Escola Profissionalizante Silvana Rocha a palestra foi importante, pois ofereceu esclarecimentos aos alunos para que eles tenham a oportunidade de se organizarem em associações ou cooperativas, além de ter informações sobre como buscar recursos através dos governos municipais, estaduais e federais. “O objetivo foi de levar o máximo de informações para que os nossos alunos se tornem empreendedores”.
O evento foi realizado na Sala Zélia Lessa, fazendo parte de um convênio entre a direção do teatro e da Escola Profissionalizante através da Secretaria de Assistência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário