17 de mai. de 2013

O Projeto GIRO CULTURAL da ACATE será relançado em Agosto

Foto: Jonatha Rodrigues
Foi firmada na noite de ontem um convênio entre a Associação Cultural Amigos do Teatro-ACATE e a Prefeitura Municipal de Iguaí, representada pelo diretor de cultura do município Magno Vieira, para que a cidade seja a primeira contemplada do Projeto GIRO CULTURAL.
O projeto foi lançado há três anos, durante a II Mostra Grapiúna de Monólogos, onde a ACATE recebeu 50 jovens da cidade de Ibirataia, que participaram de atividades culturais e interagiram com diversos artistas da região e assistiram a uma apresentação relâmpago de Jackson Costa, Marcelo Ganem, José Delmo e Nonato Teles. De lá pra cá, o projeto ficou em stand by em função de outras ações emergenciais da associação,como a construção do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado, do movimento de preservação da Sala Zélia Lessa, das comemorações do Centenário de Jorge Amado, dentre diversas outras atividades da ACATE. "Para nós é gratificante retomar um projeto que promove a interação entre artistas, promove uma troca de experiências e mantém vivo o foco principal da ACATE que é fomentar a cultura" relata Eva Lima uma das idealizadoras.
O formato do projeto é simples. A ACATE recebe 50 artistas e estudantes de uma cidade para passar um final de semana puramente cultural, onde vão acontecer várias oficinas temáticas, espetáculos, shows musicais e bailes,teatro de rua, mini festival de teatro e muitas outras ações previstas no projeto. Mais duas cidades já estão inscritas, mais Iguaí saiu na frente e já agendou para agosto a sua participação.
Também estavam presentes na reunião dois dos responsáveis pela implementação do Cineclube Grapiúna Mário Gusmão, Emiron e Lívia Gouveia do Curso de Comunicação Social da UESC que são parceiros no projeto Giro Cultural na área de audiovisual, onde também serão ministradas palestras e exibição de filmes e documentários de cineastas da região.

ASCOM-ACATE




Nenhum comentário:

Postar um comentário