16 de jul. de 2010

Universidade participa de congresso de engenharia sanitária e ambiental

Nélia Machado (irmã da atriz Eva Lima, no destaque da foto) coordenou painel sobre urbanização e desafios tecnológicos. Fotos: Cindi Rios/Ascom

Organizar a sociedade civil e pressionar o poder público para a implantação de um planejamento estratégico de urbanização sustentável. Essa foi uma das linhas de ação defendidas pela professora da UNEB, Nélia Machado, durante o I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cobesa).

A docente coordenou no evento o painel Urbanização – desafios tecnológicos e de gestão, realizado na manhã desta terça-feira, dia 14 de julho. O Cobesa, que teve início no dia 11, está sendo realizado até o dia 16, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

Participaram como expositores do painel, a superintendente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Graça Pereira, o professor Heliodorio Sampaio, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e o arquiteto Carl Von Hauenschild, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

“Temos discutido amplamente os problemas enfrentados pelas cidades baianas em questões ambientais e a necessidade de se adotar um planejamento que diminua os danos causados pelos processos de urbanização. O nosso objetivo com esse congresso é consolidar essa iniciativa para que ela integre a agenda de eventos técnicos e científicos na Bahia”, pontuou Nélia, professora do curso de Urbanismo, do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I, na capital .

A UNEB, por meio da administração central, da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO) e do DCET, participou da promoção e organização do congresso. Nesta primeira edição, a iniciativa traz a reflexão sobre o tema Universalização do saneamento, urbanização e meio ambiente: desafios tecnológicos e de gestão.

A universidade também mantém no evento um estande com exposição de pesquisas na área ambiental e apresentação de vídeos e peças gráficas institucionais (foto home).

“Um evento como esse possibilita a divulgação dos trabalhos realizados dentro da nossa universidade, além de promover a atualização do conhecimento de professores e estudantes, aprimorando a qualidade dos cursos que oferecemos”, avaliou Marta Valéria, diretora do DCET.

Nesta terça-feira também foi destaque a conferência Como viabilizar a cidade sustentável, apresentada pelo professor Antônio Moraes da Universidade de São Paulo (USP). A programação abrange outras conferências, painéis e mesas-redondas, que vão tratar de temas sobre o desenvolvimento social e econômico sustentável do país e a formação do profissional ambientalista.

Além da UNEB, integram a comissão organizadora do congresso a Conder, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Gestão das Águas e do Clima (Ingá), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), os sindicatos estaduais dos Engenheiros (Senge) e dos Trabalhadores de Água e Esgoto (Sindae), além do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).

Nenhum comentário:

Postar um comentário