15 de fev. de 2012

A ACATE e a ACODECC participarão da comissão do Centenário de Jorge Amado



Durante uma concorrida cerimônia no gabinete do prefeito Capitão Azevedo, foi apresentada na noite de ontem (terça-feira, 14) a maquete do monumento em homenagem ao mais ilustre escritor ferradense.
O prefeito Capitão Azevedo destacou algumas dificuldades enfrentadas durante o seu governo, que agora estão sendo compensadas com a participação dos artistas e da sociedade para a comemoração do centenário de Jorge Amado e o incentivo a cultura de Ferradas, berço do escritor. “Nós precisamos juntar as ideias entre a Ficc, Acate, ACODECC e a sociedade civil para fortalecer a cultura na nossa cidade e divulgá-la para o mundo”, declarou o prefeito.
O presidente da ACATE, o produtor Ari Rodrigues, idealizador do projeto, parabenizou a FICC pela apresentação do projeto que a longo prazo, viabilizará o turismo em Ferradas e em Itabuna como um todo. Na sua fala, Ari agradeceu a todos, e especialmente ao prefeito Azevedo por abraçar a ideia e viabilizar a reconstrução da casa da família Amado, e construir o primeiro equipamento cultural municipal, com recursos próprios, contemplando assim, a comunidade de Ferradas e adjacências.
Nos próximos dias, uma comissão formada pela Associação de Cultura Amigos do Teatro (Acate), Associação Comunitária de Cultura e Cidadania (Acodecc) - responsáveis pela apresentação do projeto ao prefeito, e demais promotores da cultura na cidade estarão se reunindo para definir todos os detalhes sobre as comemorações dos 100 anos de Jorge Amado. Atrelado a isso, o Poder Público Municipal estará se organizando para a inauguração do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado.
A casa onde o escritor  morou parte da infância, está em fase de conclusão e será composto de biblioteca, cinema, museu e teatro. De acordo com o projeto que será desenvolvido em parceria com a ACODECC, estão sendo mantidas as mesmas características da original, inclusive a fachada. Só que nos cômodos, ao invés de móveis domésticos, haverá livros inclusive de autores regionais (biblioteca), cadeiras e palco móvel, ambiente climatizado no teatro multifuncional, onde  acontecerá oficinas, palestras, cursos, exibição de filmes, enfim, atividades culturais onde o ferradense poderá ver, e mostrar sua cultura.
O diretor da Acodecc, Alan Costa e a diretora de comunicação da Acate, a atriz e produtora Eva Lima, veem com muito entusiasmo o projeto de revitalização da figura de Jorge Amado, uma iniciativa aguardada há muito tempo pelos moradores de Ferradas e artistas da região. “Estamos satisfeitos com a oportunidade de revitalizar a história do escritor e ansiosos pela inauguração da Casa de Jorge”.
Monumento
A estátua de Jorge Amado já está em fase de confecção e será erguida na entrada do bairro Ferradas, em uma altura de cinco a seis metros, composto por resina e fibra de vidro, sob a base de concreto armado e granito. Na parte superior da obra constará uma placa, identificando o local onde o escritor baiano nasceu. De acordo com Renart, a iniciativa “é uma forma de exaltar Jorge Amado no aspecto artístico, através do caráter informativo visual, tornando Ferradas um portal de referência para o mundo”, explicou.
O escultor Durval Nascimento, que trabalha em parceria com Renart, garante que dentro de algumas semanas, o monumento já estará posicionado, só esperando o grande dia da inauguração.
Foto: Vinícius Borges
Informações: ACATE-Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário